quem sou eu
Penso que já nasci gostando do profundo, do desconhecido.
Comecei minha trajetória profissional unificando minhas formações em Comunicação Social, Finanças e Gestão de Pessoas. Acredito na potência da multidisciplinaridade e da junção de saberes aparentemente tão diversos.
Já são 23 anos dedicados ao mercado financeiro – nos setores público e privado – desenvolvendo projetos relacionados à cultura organizacional, planejamento estratégico e proteção do consumidor financeiro. Atuo como consultora em organismos internacionais que se dedicam a esses temas.
Fiz 3 graduações, terminei duas. Fiz 3 pós-graduações. Tenho 3 especializações em abordagens psicoterapêuticas profundas e diferentes. Já são 14 anos dedicados à clínica, além dos 5 anos de experiência em empresas multinacionais privadas e 18 anos de experiência em empresa pública do setor financeiro. Curiosamente, aprendi as lições mais importantes com a própria vida e é de lá que trago as melhores histórias.
Ao longo de muitas formações – acadêmicas e iniciáticas – fui me encontrando na Psicologia Clínica através da minha própria vivência. Tudo que estudo e pratico, eu vivi, antes, na primeira pessoa. Nesse processo, aprendi que há muitos caminhos possíveis para se chegar a tantos destinos, e que eles, os caminhos, são a parte mais incrível das jornadas. Aprendi que muitas vezes, miramos num ponto e – ao caminharmos em sua direção – chegamos a outros, antes inimaginados. Porque há caminhos que verdadeiramente só surgem quando o pé toca o chão.
Como psicóloga e psicoterapeuta, naveguei por mares bioenergéticos, sistêmicos e transpessoais até ancorar na Psicologia Biodinâmica e na Análise Reichiana Contemporânea, onde me conectei a abordagens terapêuticas psicanalíticas e corporais muito potentes. Foi do alto da minha maternidade que mergulhei fundo e descobri que há coisas que só enxergamos de olhos fechados. A pessoa que somos está lá dentro e nos espera, cheia de vontade. Vem mergulhar comigo e se encontrar com a pergunta: por que agora?
É menos sobre o caminho
e mais sobre o caminhar:
sobre escolhas e não escolhas,
sobre o fazer e sobre o pausar,
sobre respirar e sentir o pulso.
• Psicóloga pela Universidade São Marcos
• Psicoterapeuta e Analista Biodinâmica, pós-graduada em Psicologia Biodinâmica pelo Instituto Brasileiro de Psicologia Biodinâmica (IBPB)
• Analista Reichiana Contemporânea em formação pelo Instituto Brasileiro de Análise Reichiana (IBAR)
• Terapeuta Transpessoal pelo Instituto Cultural Dinâmica Energética do Psiquismo (ICDEP)
• Pós-graduada em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV)
• Pós-graduada em Finanças pela Fundação Dom Cabral (FDC)
• Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Curiosidades para além dos títulos
• Cursei mais de 3 anos da graduação de Licenciatura em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP), tendo faltado alguns meses para eu me formar. Deixei essa faculdade não concluída para seguir meu sonho de descobrir quem eu era longe da minha família de origem, mas a arte nunca deixou o meu fazer – qualquer que fosse ele – e me considero hoje e sempre uma artista “amadora”, no duplo sentido da palavra: porque não sou profissional e porque amo a arte. • Além do português, me comunico bem em 3 línguas estrangeiras e atendo pessoas expatriadas que queriam falar em suas línguas maternas (inglês, italiano, espanhol).
• Fui voluntária do CVV – Centro de Valorização da Vida, e durante 2 anos participei de capacitações e atendimentos relacionados à prevenção do suicídio.
• Fui instrutora de cursos de educação financeira por mais de uma década, utilizando uma abordagem que unia os conteúdos técnicos do tema aos conteúdos psicoemocionais tão relevantes e tão pouco abordados em cursos dessa natureza.
• Já palestrei, representando o Brasil, na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), uma organização formada por países-membros que se dedicam a promover o desenvolvimento econômico e o bem-estar social, apresentando um projeto sobre gestão das vulnerabilidades de clientes do sistema financeiro.
• Atualmente, sou consultora do Banco Mundial – World Bank Group – para temas de supervisão de conduta e proteção do consumidor financeiro, com ênfase da elaboração de estratégias que contemplem aspectos normativos, culturais e éticos.